Prevenção e Combate a Incêndio Aula 1

· 3 min read
Prevenção e Combate a Incêndio Aula 1

O Plano de Ação Emergencial é um componente da Estratégia de Gestão de Risco e deve estar prontamente disponível e compreensível por todos, bem como adaptado aos recursos e à situação da empresa. Planos de ação emergenciais, também conhecido como PAE, são essenciais para organizações de qualquer tamanho em qualquer setor. Eles fornecem um conjunto de estratégias que a organização deve atender para reagir a incidentes de forma eficaz e eficiente. Essa abordagem para a gestão de incidentes reduz custos, garante a segurança dos funcionários e protege os ativos da organização. Desconectar a rede elétrica é a primeira ação que deve ser feita, pois ao lidar com um incêndio de classe 3 poderá reduzir para um incêndio de classe A ou B. Nenhum exterminador de água ou espuma deve ser usado para esta finalidade; apenas agentes de extinção elétrica não condutores. Por isso, é importante investir em treinamento e conscientização, assegurando que todos saibam o que fazer para se proteger e, caso necessário, utilizar os recursos do prédio no combate ao incêndio. Todos os trabalhadores devem estar sempre atentos às normas básicas de segurança contra incêndio  para evitar acidentes. Prevenir é a palavra de ordem e todos devem colaborar, pois é mais importante evitar incêndios do que apagá-los. Além de ser uma obrigação  manutenção periódica , ter um plano de prevenção e combate a incêndio bem elaborado pode salvar vidas e evitar grandes prejuízos financeiros. O material utilizado para as portas das saídas de emergência pode ser alumínio, ferro, vidro ou madeira, e é  preciso considerar que o tempo de reação durante uma emergência é um fator de suma importância para salvar vidas.

Extintores

O plano de emergência deve ser adequado à realidade da empresa e aos meios que ela tem disponíveis. Classifica os feridos conforme sua situação, ajuda os processos de  primeiros socorros e  verifica a necessidade de remover pessoas para centros hospitalares. Segundo o levantamento, 23% dos pequenos e médios empreendedores se preocupam com incêndios, o que deixa o Brasil na primeira colocação mundial. A segunda colocação é da Espanha, que registrou 11% — menos de metade da situação brasileira. Em boa parte dos casos, o grupo de brigadistas é estritamente voluntário, já que é também uma preocupação dos próprios funcionários cuidar da segurança do local onde passam boa parte do seu dia. Finalmente, as saídas em altura são usadas em casos que as saídas normais e as saídas de combate a incêndio não são suficientes. Essas saídas devem estar equipadas com plataformas de elevação, cordas de auxílio ou mecanismos de elevação, dependendo da altura do edifício. Investir em treinamento de funcionários com foco na prevenção de incêndios também é necessário. Além disso, verifique se os equipamentos de prevenção de incêndios, como detectores de fumaça e extintores, estão em dia. Por isso, é fundamental a presença e uma brigada de incêndio para salvar vidas e sua empresa.

Alguns Exemplos De Equipamentos Que Podem Ser Instalados São Citados Abaixo:

Os bombeiros irão averiguar o PPCI e poderão exigir novas medidas de segurança, além de poderem determinar um período para que as mesmas sejam executadas. A prevenção  e combate a incêndio  é um conjunto de medidas preventivas e corretivas que visam reduzir os riscos de incêndio de um local. Ele inclui desde um plano de emergência até a instalação de equipamentos de combate a incêndio, como extintores, hidrantes  A5S manutenção periódica .

O que é plano de prevenção e proteção contra incêndio?

O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios – PPCI é um programa que visa proteger a integridade física e patrimonial das pessoas contra possíveis sinistros gerados pelo fogo.

O que é plano de prevenção e proteção contra incêndio?

O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios – PPCI é um programa que visa proteger a integridade física e patrimonial das pessoas contra possíveis sinistros gerados pelo fogo.